4.6  59 reviews on Udemy

Protocolo OSPF para Iniciantes

Aprenda OSPF na Prática com esse fantástico Curso especialmente criado para você!
Course from Udemy
 240 students enrolled
 pt
Entender realmente como funciona o protocolo de Roteamento OSPF
Aplicar na prática o Protocolo OSPF
Aprender a montar uma topologia 100% OSPF
Configurar areas especiais no OSPF

Neste Curso de OSPF você estará entendo os conceitos do protocolo, iniciando com as mensagens trocadas entre roteadores e finalizando com a configuração de múltiplas áreas no mesmo Autonomous System.

O Instrutor André Iacono estará utilizando um Rack de Equipamentos com 3 roteadores e 2 Switches da Cisco, onde ele vai iniciar as configurações do zero, passando pelos endereçamentos IP, a configuração do protocolo e por ultimo e realizará o teste de conectividade entre os roteadores de diferentes áreas.

O protocolo OSPF (Open Shortest Path First) faz parte de uma família de protocolos de roteamento IP e é um Interior Gateway Protocol (IGP) para a Internet, usado para distribuir informações de roteamento IP em um único Sistema Autônomo (AS) em uma rede IP .

O protocolo OSPF é um protocolo de roteamento link-state, o que significa que os roteadores trocam informações de topologia com seus vizinhos mais próximos. As informações de topologia são inundadas por todo o AS, para que cada roteador dentro do AS tenha uma imagem completa da topologia do AS. Esta imagem é então usada para calcular caminhos ponta a ponta através do AS, normalmente usando uma variante do algoritmo de Dijkstra. Portanto, em um protocolo de roteamento link-state, o endereço do próximo salto para o qual os dados são encaminhados é determinado pela escolha do melhor caminho ponta a ponta para o destino final.

A principal vantagem de um protocolo de roteamento de estado de link como o OSPF é que o conhecimento completo da topologia permite que os roteadores calculem rotas que atendam a critérios específicos. Isso pode ser útil para fins de engenharia de tráfego, onde as rotas podem ser restritas para atender a requisitos específicos de qualidade de serviço. A principal desvantagem de um protocolo de roteamento de estado de link é que ele não se dimensiona bem à medida que mais roteadores são adicionados ao domínio de roteamento. Aumentar o número de roteadores aumenta o tamanho e a frequência das atualizações da topologia, e também o tempo que leva para calcular as rotas ponta a ponta. Essa falta de escalabilidade significa que um protocolo de roteamento de estado de link não é adequado para roteamento pela Internet em geral, razão pela qual os IGPs roteiam o tráfego apenas dentro de um único AS.

Veja na prática como você pode melhorar o seu conhecimento com esse fantástico Curso!

Protocolo OSPF para Iniciantes
$ 89.99
per course
Also check at

FAQs About "Protocolo OSPF para Iniciantes"

About

Elektev is on a mission to organize educational content on the Internet and make it easily accessible. Elektev provides users with online course details, reviews and prices on courses aggregated from multiple online education providers.
DISCLOSURE: This page may contain affiliate links, meaning when you click the links and make a purchase, we receive a commission.

SOCIAL NETWORK